sexta-feira, 15 de outubro de 2010


Biografia

A adolescente Mutante
Rita Lee Jones nasceu em 1957, em São Paulo. Descendente de norte-americanos e italianos, mostrou como ser mulher, roqueira, mãe e multimídia. Foi precursora do rock brasileiro numa época em que roqueiro tinha cara de bandido.

Desde o colégio, Rita mostrava interesse pela música. Estudou piano, além de fazer parte do time de Handebol do time do colégio. No Liceu Pasteur surgiu a primeira semente dos Os Mutantes . O grupo se resumia a Rita Lee e os irmãos Arnaldo Baptista (então namorado de Rita) e Sérgio Dias. Pouco a pouco, foram conquistando espaço na mídia. Primeiramente em programas de TV como o do Ronnie Von, na Record, e o da Hebe Camargo.

A gravação do primeiro disco dos Mutantes ajudou a afirmar a fama de "loucos", mas quem trabalhou com eles no estúdio pôde perceber a capacidade criativa dos três. Após se apresentarem em Cannes, na França, gravaram o segundo CD rapidamente. O contato com as drogas veio rápido, primeiro a maconha até chegar nos ácidos, que ajudariam o grupo em composições da banda. No terceiro CD dos Mutantes, a influência das drogas já era bem clara, como na música "Ando Meio desligado", regravada atualmente pelo Pato Fu.

Rita Lee se destacava dentro dos Mutantes, e gravadoras como a Philips já mostravam interesse em produzir um CD solo. Em 1970, sai o primeiro disco solo de Rita Lee, Build U p, que afirma para a mídia o potencial da cantora. Boatos sobre saída de Rita dos Mutantes surgiram, mas após temporada em Paris, o grupo grava o quarto CD Jardim Elétrico .

A partir de então, Os Mutantes passaram a viver em uma comunidade hippie na Serra da Cantareira e experimentam mais viagens com ácidos. Nessa época, Rita Lee se casa pela primeira vez com o namorado Arnaldo. O romance já estava abalado e o casal rasga a certidão de casamento em pleno programa da Hebe.

Em 1972, sai Hoje é o primeiro disco do resto de sua vida , o segundo solo de Rita Lee,
feito com a participação de todos os Mutantes. O quinto CD do grupo "Os Mutantes e seus Cometas no País do Baurets" é lançado logo após. Este, é o último com a participação de Rita Lee. Ela é convidada a se retirar do grupo pois queria continuar no deboche e bom humor enquanto o grupo queria seguir na linha do rock progressivo.

Em 1974, era lançado o disco "Atrás do porto tem uma cidade", com as marcas características de Rita, como o bom humor e o sarcasmo. Após esse CD, Rita sai da Philips e fecha contrato com a Som Livre. O primeiro lançamento pela nova gravadora foi "Fruto Proibido"(1975), um marco no rock/pop brasileiro e campeão de vendagem. Desse disco saiu a célebre composição "Ovelha Negra", uma das marcas registradas de Rita até hoje.

Rita e Roberto, um casamento musical
O namoro com o guitarrista Roberto Carvalho veio na mesma época, junto também com a espera de um filho. Enquanto Rita finalizava a gravação de seu álbum seguinte, a polícia prendeu a cantora durante 15 dias , com a justificativa de ter encontrado restos de tóxicos e maconha na própria casa. O disco "Entradas e bandeiras"(1976) foi lançado mesmo assim, com dois sucessos: "Coisas da Vida" e "Superstafa".

Beto Lee, filho de Roberto Carvalho e Rita Lee, nasceria em 1977. No mesmo ano, é lançado o CD Restança , gravado junto com Gilbero Gil. No próximo ano, aconteceria o primeiro grande show de Rita Lee, Babilônia .

Em 1979, Rita estava grávida de seu segundo filho com Roberto e entrou em estúdio para gravar o álbum intitulado apenas de "Rita Lee". Desse disco saíram sucessos como "Papai me empresta o Carro", "Doce Vampiro" e "Mania de Você". Nestas três últimas músicas Rita cantou o prazer, o amor, o sexo e arrancou aplausos de Elis Regina.

Os anos oitenta
Rita entra nos anos oitenta com o pé direito. Ela gravou uma coletânea com os sucessos que vendeu perto de um milhão de cópias. O público nos shows cresciam cada vez mais. O álbum lançado em 80 contava com "Lança Perfume" e "Baila Comigo".

Com tamanho sucesso, Rita saiu em turnê pelo Brasil para divulgar novo álbum, lançado em 1982. Durante a turnê, o pai de Rita morre. Ela para não pensar em nada, continuou com a seqüência de shows e envolveu-se com drogas pesadas.

Sem parada, Rita chegou (com 1,70 mt) pesar 42 kg. Foi internada com estafa física e para se recuperar das drogas.

A temporadade shows de 82 acaba e Rita decide se afastar. Só quebra o silêncio para lançar um novo disco Bombom , feito por pressões contratuais. Após isolamento de um ano, Rita ainda tenta sair da dependência das drogas, quando a gravadora lança coletânea no mercado. Meio a isso tudo ela retorna ao vivo num show no Rock'n'Rio, apesar do público ter gostado da apresentação, Rita não gostou.

O próximo disco sairia em dezembro de 1985. Rita e Roberto , é resultado de oito meses de isolamento do casal. Um clima sombrio, dark e muito elaborado toma conta desse álbum. A primeira faixa de sucesso foi "Vírus do Amor". A morte e o amor são temas constantes nesse álbum.

Em 1986 Rita e Roberto assinam um dos maiores contratos do Brasil com a EMI-ODEON.O primeiro disco foi "Flerte Fatal" em 1987, um dos mais vendidos do ano, com sucessos como "Pega Rapaz" e "Bwana".

Em 1988, participa do Festival de Montreux , na Suíça. Os críticos locais adoraram e o show de Rita foi eleito o melhor da noite. O CD , Zona Zen , é lançado no mesmo ano.

Da profana à Santa
O ano de 1990 seria decisivo na carreira de Rita, ela lança seu último disco do contrato com o EMI. "Perto do Fogo" tem uma composição junto com Cazuza, mas não não há turnê com o novo álbum. Rita decide não renovar e dar um tempo em sua carreira musical com Roberto de Carvalho.

No início de 1991 Rita faria seus primeiros grandes shows, como o "Bossa'n'roll", o primeiro acústico brasileiro. Ela deixou claro que o show nasceu de uma procura de si mesma ,e resultado de horas "completamente nua no banheiro, em companhia apenas de meu violãozinho".

Em 1993, Rita lança disco produzido apenas por ela. Os temas são do "universo feminino", onde Rita quebra tabus entre as mulheres.

Em 1994, reafirmando ser a rainha do rock, Rita é convidada pelos próprios Rolling Stones para abrir o show que fariam no Brasil no início de 95. Porém , neste dia ela dá entrada no hospital Santa Catarina. A causa foi noticiada como uma mistura do calmante Lexotan com bebida alcoólica.

Janeiro de 95, Rita dá um show no Hollywood Rock. Ela mistura sucessos, mostra uma vitalidade incrível e ainda usa de seus dons teatrais. O público gostou tanto que os organizadores do evento tiveram que trocar a ordem dos shows, colocando Rita pra tocar depois dos norte-americanos Spin Doctors. Esse show teve um significado especial para Rita, significava o retorno de Roberto de Carvalho aos palcos.

De gravadora nova, em 1997 foi um ano bom para Rita Lee. Ela ganha dois prêmios únicos para um músico brasileiro, O Shell e o Sharp. No mesmo ano, Rita e Roberto casam no civil após 20 anos de namoro. O aguardado novo CD de Rita receberia o nome de "Santa Rita de Sampa" , Esse álbum marcou o retorno da parceria com Roberto de Carvalho.

Esse disco faz a família se reunir no palco. E em setembro de 1997 ela inicia uma grande excursão pelo Brasil com o show "Santa Rita De Sampa", cheia de sucessos e mostrando-se em plena forma ao lado de Roberto de Carvalho e seu filho Beto Lee. No ano seguinte, Rita Rita, Roberto, Beto Lee e banda gravam o Acústico MTV.

O Acústico fez bastante sucesso, mas Rita fica dois anos sem gravar nada. Em 2000, é lançado o CD 3001 , com o hit Erva Venenosa , tema de novela. No ano seguinte foi a vez de "Aqui, Ali, Em Qualquer Lugar". Mas dois anos sem gravar e em 2003 Rita volta a estourar com o álbum "Balacobaco", que trouxe hits como "Amor e sexo" e "Tudo Vira Bosta".

Realmente esse o tempero dessa união de Rita, Roberto e Beto deu certo e eles não se separaram mais. Agora Rita esta trabalhando na divulgação de seu último trabalho, lançado em 2004, o "Ao Vivo MTV". Uma coletânea com grandes sucessos de sua carreira, além de algumas inéditas como "Meio Fio" e "Coração Babão".

No final de 2004 Rita participou do programa Pânico, aqui na Jovem Pan, e afirmou que hoje em dia não usa mais nenhum tipo de droga e que está totalmente envolvida e satisfeita com seu novo trabalho.

E aumenta o som que isso é rock'n roll !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário